terça-feira, 8 de julho de 2008

THILO`S COMBO


O THILO`S COMBO, foi umas das grandes bandas do Portugal de 60, tendo editado diversos discos. Tocavam de tudo, do cha cha cha, passando pelo pop e terminando na soul. Acabaram em 1969 com a saída de Thilo Krasmann. A banda entretanto mudou de nome e continuou como FORMA 4.

21 comentários:

bissaide disse...

Não conhecia essa referência aos Forma 4, sabia apenas de um grupo onde o saxofonista Vítor Santos militava paralelamente ao Thilo's Combo, os Forma 5. Pelas referências que tenho, esse grupo teria sido formado em 1967 e nele tocaram também Luís Duarte (guitarra baixo) e Pedro Osório (teclas). Que referências tens dos Forma 4? Abraço!

Fantomas disse...

A única referência que tenho, é que o Thil Krasmann quando abandonou o grupo, entregou o lugar de director do conjunto ao Vitor Santos, que procedeu a certas modificações e o Thilo`s Combo passou a designar-se FORMA 4.
É tudo quanto sei.

Abraços!!!!!!!!!!!

daniel bacelar disse...

o THILO "O BOM GIGANTE"nome por que era conhecido por nós os putos rockistas da época,era uma figura histórica não só como grande músico mas pela sua bondade e sorriso aberto.
Quantas tardes todos nós passámos em amena conversa com ele na "Casa Gouveia Machado" propriedade do Antonio e de sua irmã Mitó um autêntico santuário e ponto de encontro na rua de S.jOSÉ que como tudo de bom nesta terra tem tendência a desaparecer.
Sei que há pessoas que ao lerem isto,dirâo:
Este gajo está um ginga do caraças e lá vem com a conversa dos tempos passados!!!!
Pois é,quem viveu esses tempos compreender-me-á,e só espero que a malta nova quando chegar á idade das recordações,ainda tenha algo "agradável" para recordar.
QUERIDO THILO,QUE ENORME SAUDADE DEIXASTE EM TODOS NÓS!!!!
Desculpem-me,mas hoje estou virado para o trágico!!!

Anónimo disse...

Sorry, não tenho a vossa opinião. O Thilo era um reaccionário, alemão, logo nazi, e a música uma seca! Estragava tudo o que mexia, desde programas de televisão a discos. Só um povo pacóvio como o nosso é que o recebia. Por alguma razão ele se ficou por Portugal. Música? Ele fazia era cabaret, ou seja, m*!!!

João Crisóstomo

bissaide disse...

O que se pode dizer do comentário anterior? No mínimo, que o seu autor não conhece a obra de Thilo Krasmann e a sua contribuição para a música portuguesa...

Fantomas disse...

Também gosto do "alemão, logo nazi"!

Thaypan disse...

Lamentável o comentário cobarde do "anónimo",João Crisóstomo.(Fantomas este tipo de insulto deveria ser censurado).Insulta-nos a todos e especialmente a mim, ao Daniel e aos outros milhões de Portugueses, q muito ficaram a dever ao Thilo.O Bom Gigante,o grande amigo e o grande musico, q foi comendador, comenda dada pelo actual presidente da republica.Chamar reaccionário e nazi ao Thilo,é no mínimo desconhecer porq é q ele se fixou em Portugal.Além do mais é um comentário reles e xenofóbico.Lamentável, ainda por cima assina anónimo, mas na sua esperteza saloia,este "menino",esquece-se q o nome aparece no poste.Lamentável.Vergonhoso.Deveria ser banido deste e de todos os blogues.è muito baixo insultar, um morto.COBARDE.

Fantomas disse...

Mas é bom que este tipo de posts não sejam censurados. Assim temos a noção do tipo de pessoas que existem e que não passam de uns palhaços, sem moral alguma.

daniel bacelar disse...

Queridos amigos
Concordo plenamente com o Fantomas o Callixto e o Thaypan pessoas como este "anónimo"que para seu azar se denunciou como João Crisóstomo (é o chamado azar do Cabrais ...ou dos ôes)
Gente como esta,deve ser totalmente ignorada não só pela sua cobardia como estupidêz!!!!!
Oh CRISÓSTOMO !!!!jÁ PENSASTE SEGUIR UMA CARREIRA POLITICA????
OLHA QUE TENS TODAS AS CONDIÇÕES PARA O SUCESSO!!!!!

Fantomas disse...

Nisso tens razão Daniel!!!! O parolo do gajo tem um futuro assegurado como político. Gajos sem moral vão para a política, sempre foi assim e hoje e hoje então..., nem se fala!

Jorge Pinto(Jorginho) disse...

Trabalhei com o Thilo cerca de oito anos.Tinha ele acabado de cumprir um contrato em Casablanca,e convidou-me para ser o pianista do grupo em substituição do H.Peiró que fazia parte da formação inicial.Começamos uma temporada na Ronda no Estoril.Depis disso cumprimos um contrato em Luanda e de regresso fomos inaugurar o "Porão da Nau". Passámos tambem pelo Casino Estoril, e íamos a todas:espectáculos vários, acompanhamento de outros artistas, programas de televisão,bailes,gravações em estúdio,etc.
O Thilo tinha um grande dinamismo,um grande sentido práctico das coisas, e um especial bom gosto musical.Aprendi muito com ele.
Naquele tempo só quem tivesse competência demonstrada tinha acesso a apresentar-se em público, não era fácil como hoje, que abrem a porta a toda gente e o público aceita tudo!

Fantomas disse...

Obrigado pelo comentário Jorge Pinto :).
E tens muita razão, hoje até um saco de batatas pode ser cantor, o que é pena.

bissaide disse...

Caro Jorge, será que pode aqui deixar o mail ou enviar ao meu amigo Fantomas? Em que ano entrou no Thilo's Combo? Será 1963? E será "Carta da Maria" o primeiro disco que gravou? Já agora, na foto será que é o último, do lado direito? Peço desculpa por tanta dúvida... Cumprimentos, obrigado, João Carlos Callixto

Anónimo disse...

Caro João Carlos Callixto:
Nessa foto eu sou o que está de boné e gabardine escura ao lado do Thilo: Penso que entrei para o grupo em 1962 até ao fim do mesmo em 1969. Quando comecei,já eles tinham gravado doi discos, o twist e o de Cha-cha-cha.Por isso é possível que o meu primeiro fosse a "Carta da Maria".Seguiram-se "Merci Chéri","Campari"(um disco publicitário),"Les Cornichons","Verão"(instrumental)e "Psst-All around Lisbon".Como acompanhamento de outros artistas gravàmos um disco com a Paula Ribas,um com o Tudela,um com a Mafalda Sofia,um com o Tony de Matos,um com o Carlos Mendes,tres com o Ouro Negro,um com o António Calvário,um com o Max, e seis com a Simone.
No meio disto tudo não sei se me escapa algo.
Um abraço do Jorge

bissaide disse...

Bom dia Jorge. Obrigado pelos esclarecimentos! Creio que o teclista Enrique Peiró Jr.(o que será feito dele) ainda gravou o 3º EP do Thilo's Combo, "Bossa Nova, Madison & Cia.", de 1962. O Jorge terá portanto entrado na recta final desse ano e gravado todos os discos a partir do 4º, "Carta da Maria" - será assim? O disco que fala do Carlos Mendes penso que seja o EP do "Verão", onde a faixa "Mensagem" é aliás de sua autoria, com letra de José Alberto Diogo. Na apresentação ao vivo de Carlos Mendes no Festival da Canção de 1968 havia pelo menos 3 músicos do Quinteto Académico (Adrien Ransy, Pedro Osório e Jean Sarbib) a acompanhá-lo. No entanto, o disco refere de facto o nome de Thilo Krasmann como arranjador e director musical, embora sem qualquer referência ao Thilo's Combo. Mas, pelo que diz o Jorge, é então o Thilo's a acompanhar Carlos Mendes no disco?

Peço-lhe novamente o seu mail, ou se preferir poderá enviar ao meu amigo Fantomas.

Abraço, obrigado,
JCC

Anónimo disse...

Caro João Carlos Calisto e Fantomas (?):
Aqui estou mais uma vez a dar alguma informação sobre o Thilo´s Combo. Na verdade no disco que gravàmos com O Carlos Mendes logo a seguir ao festival,quem toca é o Thilo´s Combo reforçado com mais instrumental:(madeiras,metais,tím-panos,etc.).Da discografia do grupo tenho a colecção quase toda,mas faltam-me 5 discos.(Ecris moi,Joaninha Cantora,Na Ronda,A voz de Rueda e Cantiga.

bissaide disse...

Caro Jorge: tenho os discos que refere do grupo, falta-me é o EP que gravaram com o Max.

Peço desculpa por insistir, mas gostava de facto de o poder contactar. Seria possível deixar o seu email ou enviá-lo por mail para bissaide@gmail.com?

Anónimo disse...

Caro Bissaide
Já enviei um E mail com alguma informação, e também com o meu endereço.
Um abraço
Jorge Pinto(Jorginho)

enrique disse...

Pois fiquem sabendo. Eu sou o Enrique Peiro jr. e fui o primeiro pianista do Thilo. Começamos na Ronda, onde estivemos uns quantos meses e depois fomos para Casablanca no Marrocos.Eu sou espanhol e agora vivo na Espanha, em Alicante. Se alguem quizer me contactar este é meu email: enriquepeiro@hotmail.com
Tambem estou no facebook. Posso contar tudo sobre o Thilo´s combo. Depois de eu sair entrou o Jorginho e eu fundei Os Duques, grupo bastante mais internacional do que o Thilo.Estivemos juntos 5 anos.Quem quizer perguntar algo é bemvindo

Sofia Vieira Lopes disse...

Apesar de a discussão ser já antiga, alguém sabe qual era a constituição do Thilo's Combo enquanto Orquestra Zip, no programa Zip-Zip (1969)? A informação que tenho em entrevistas de 1969 são das seguintes presenças: Victor Santos - Saxofone; Thilo Krassman - Piano; Jorge - Órgão; Villas-Boas - Bateria. Não sei que serão os últimos (Jorge e Villas Boas)... Se alguém tiver essa informação agradeço imenso porque estou a elaborar uma tese de mestrado sobre a música no programa Zip-Zip...

Obrigada

zimk disse...

Vivam tod@s.
Interessante informação que por aqui vai.
E saudades do nosso querido Thilo, pessoa excepcional, com quem muito trabalhei. Em estúdio, em festivais e galas, no programa do Herman ("Parabéns") e em muitas outras situações. Mas a minha curiosidade neste momento vai par o grande saxofonista Vitor Santos. Haverá por aí mais estórias e informação sobre o Vitor Santos? Estou a fazer um trabalho (a publicar) sobre o saxofone em Portugal e toda a informação será bem-vinda. Abraços e saúde !!
José Menezes

P.S: ao "anónimo" do alemão, logo nazi" : Meu caro, não podia estar mais enganado. O Thilo foi um democrata, um amante da liberdade e um progressista. Uma alma grande. A música que fez foi da melhor qualidade possível para o seu tempo. Não. Não era um vanguardista nem pretendeu sê-lo. Trabalhou comercialmente mas ao melhor nível. Lamentávelmente seu comentário define mais quem o escreve do que a quem se dirige.