A BANDA 4 nasceu de um acaso. Em Coimbra, estava Luís Monteiro com Luís Romão, os dois resolvem pedir boleia para escapar ao tédio da cidade do Mondego. A boleia que apanham, acaba por os levar a Albufeira. É nessa vila algarvia, que os dois acabam por encontrar e travar amizade com Paulo de Carvalho, então baterista dos Skeiks (a banda estava já nos seus derradeiros momentos). Depois das actuações dos Sheiks, os três costumavam ir para a praia passear, sentar-se á volta das fogueiras, conversar, cantar e é daí que surge a musica "Walkin` on the Beach".
Entretanto, Paulo de Carvalho volta para Lisboa e começa a tocar com o THILO`S COMBO. É nessa altura que os três resolvem ir á Valentim de Carvalho com a musica que tinham composto, na tentativa de gravar um disco. O disco é aceite e para completar a banda chamam Cristiano Semedo. Os restantes temas são compostos em estúdio.
O EP que é lançado na segunda metade de 1968, com uma capa bastante psicadélica, é composto dos seguintes temas: "Baby you got me", "Gotta start lovin` you", "Walkin` on the beach" e "O Ribeiro". estes temas passam do Soul ao Psicadelismo, á Folk. Muito interessante este EP!!!
A BANDA 4 ainda chegou a tocar ao vivo, mas não passou de um projecto de estúdio. Foi o início daquilo que Paulo de Carvalho iria fazer nos FLUIDO.
6 comentários:
Eh eh, agora percebo o sms de outro dia! ;-) A Banda 4, apesar de só ter editado um disco, merece de facto um lugar de honra na música portuguesa dos anos 60, e não só pelo envolvimento de Paulo de Carvalho. Os 4 temas são todos excelentes e bem diversificados, como indicas; gosto bastante do uso de um kissange ou algo semelhante no lado B. Além dos músicos que referes, penso que há ainda a participação do Edmundo Silva, na guitarra baixo.
O que me disseram foi que o Paulo de Carvalho é que toucou o baixo na gravação.
O tema original que abre o disco - "Baby You Got Me" - é uma co-autoria de Paulo de Carvalho e Edmundo Silva, mas pode ter "saltado" do reportório final dos Sheiks. Há uns meses o Edmundo Silva falou-me da Banda 4 como tendo sido supostamente seu integrante, mas o que dizes faz sentido, até porque a imagem distorcida da capa apresenta apenas 4 músicos - podia ele estar a pensar no Fluido, outro grande grupo quase desconhecido.
O Edmundo Silva pode ter tocado na Banda 4, numa das suas raras aparições ao vivo.
Também pode ser isso, pois. Tens referência a alguma data de concerto do grupo?
Não, mas o Luis Monteiro falou-me que tocaram pelo menos uma vez em Coimbra.
Enviar um comentário