terça-feira, 16 de junho de 2009

OS MUTANTES EM PORTUGAL(1969)






Em janeiro de 1969, a banda brasileira OS MUTANTES esteve em Portugal. O grupo, composto por Rita Lee, Sérgio Dias e Arnaldo Baptista, depois de terminar a sua participação no MIDEM em Cannes, resolveram passear pela Europa. França e Inglaterra foi o destino. Em seguida rumaram para Portugal onde actuaram na RTP e em alguns bares de Lisboa e do Estoril. O ponto alto e o mais polémico da sua presença em Portugal, foi num concerto no Teatro Villaret em que também participava o cantor Edu Lobo. Este cantor, antes do concerto, fez declarações contra a musica rock. Ao ouvirem aquilo, Sérgio e Arnaldo resolveram vingar-se e durante o concerto tomaram conta da mesa de som. Tiraram todo o sinal do microfone do cantor e deixaram apenas os sons graves que saiam das caixas acústicas. Edu Lobo nem se apercebeu que o fiasco do seu concerto tinha o dedo dos MUTANTES.
Apesar da boa acolhida do público português, os MUTANTES não gostaram do provincianismo local, incluindo mesmo os jovens portugueses. Bastavam sair á rua com os seus cabelos compridos e roupas mais coloridas, que os olhares reprovadores não se faziam esperar.
Em 1971 os MUTANTES editavam a canção "Portugal de navio" no álbum "Jardim Elétrico"

13 comentários:

Camilo disse...

Vi actuar Edu Lobo em Luanda e, confesso, não gostei.
Como diz o "outro": passei a detestar.

Fantomas disse...

Sinceramente... Também não gosto muito do gajo.

Anónimo disse...

já tinha ouvido falar desta passagem dos mutantes em Portugal. Onde posso encontrar mais informações? De onde foram tiradas essas fotos? Só mesmo os portugueses (guedelhudos) para gostarem de Portugal dos 60s...

Fantomas disse...

Pois... Informação... Talvez aqui pela net. Eu tenho uma revista onde falava da sua passagem por Portugal (Mundo Moderno) e onde estão duas das fotos aqui apresentadas. A outra, a cores, é de outra revista minha.
Eu gosto do Portugal dos 60 e não sou guedelhudo, caro anónimo!

Anónimo disse...

procurei na net mas nao encontrei nada.será que me podia mandar um scan dessa página completa do Mundo Moderno?(joelcosta77@gmail.com)
já agora, qual a outra revista?

guedelhudos era uma piada com os nostalgicos do blog de mesmo nome...sinceramente não sei como alguém pode ter saudades de um tempo e país tão fechado e claustrofobico como portugal daquela altura o era...e muito menos de uma música tão fraca como era a nossa.prefiro os mutantes.enfim, são gostos...

mas sauda-o pelo post seguinte sobre o nuno filipe!

Fantomas disse...

A procura é dificil, mas há lá bastante coisa :).
Assim que digitalizar, eu envio :).
Mas olha que na década de 60, houve coisas em Portugal, a nível musical, muito interessantes! O Quarteto 1111, Chinchilas, Jets, Plexus, Evolução, eram bandas muito boas!

Moni disse...

Se puder enviar o scaner desta matéria d'Os Mutantes, publicada na Mundo Moderno, fico grata:
monobampi@bol.com.br

Moni disse...

Ah por favor, envie tb o scaner da capa da revista;-)
Gracias

Fantomas disse...

Moni, eu enviar até enviava. Mas tenho tudo isso em Portugal :(

Unknown disse...

Se houver possibilidade de enviar, fico grata e feliz.
moni.bampi@gmail.com Ainda espero ;-)

Fantomas disse...

Olá Simoni,

Vou tentar. Eu tenho isso em Portugal, mas não vivo lá. O que torna muito dificil... Sem contar que lá não tenho scaner.

Unknown disse...

Obrigada. É de muita valia para mim esta matéria. Inclusive, se quiser vender a revista, tenho interesse. Podes me contatar por email, se preferir. Abraço e grata pela atenção.

Unknown disse...

Olá. Gostaria muito de ver esta matéria na íntegra. Já é possível?
Abraço