terça-feira, 30 de outubro de 2007

PAULO DE CARVALHO (1969)



Paulo de Carvalho depois de abandonar os SHEIKS em 1968, entra para o THILO`S COMBO ainda como baterista. No mesmo ano grava um EP, sob designação de BANDA 4, para a DECCA. Nesse EP, Paulo de Carvalho canta em todas as musicas. No ano de 1969, entra para os FLUIDO e inícia a sua brilhante carreira a solo.

NICOLAU BREYNER (1967)

EP TECLA, 1967

Este disco inclui uma versão MUITO BOA de "O Vento Mudou".

SHEIKS (1968)

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

CONJUNTO SOUSA PINTO


THILO`S COMBO (1967)


O melhor conjunto Português!!!!!!!!!! Tinham qualidade, mas é um exagero!! E os SHEIKS, OS EKOS, QUINTETO ACADÉMICO, CONJUNTO JOÃO PAULO, entre outros...

FERNANDO TORDO (1969)


No ínicio da sua carreira a solo, depois do fim dos SHEIKS.

QUINTETO ACADÉMICO (1967)


Era só loucura naquelas cabeças...!!!!!

NATÉRCIA BARRETO (1968)



Natércia Barreto (no meio) durante a festa de lançamento do seu segundo disco em Lourenço Marques. Com ela encontra-se o fadista ZITO.

domingo, 28 de outubro de 2007

JESS and JAMES


Duo formado por 2 irmãos, António e Fernando Lameirinhas, oriundos da zona do Porto. Cedo foram para a Belgica e com os nomes artísticos de Tony and Waldo Lam formaram o grupo JJ BAND, com ex membros das bandas MANFRED MANN e THE CRAZY WORLD OF ARTHUR BROWN. Ai gravaram os primeiros discos para a editora Palette. Tiveram bastante sucesso durante a 2ª metade da década de 60 e início de 70, tanto na Bélgica como na Espanha. Chegaram a editar 10 singles e 3 LP`s (1967/1972) para a editora espanhola Belter. Nada mau para 2 portugueses...
Se tivessem ficado pelo nosso Portugal, nem um disco teriam gravado!

"TOP TEN" EM PORTUGAL (1969)


QUINTETO ACADÉMICO + 2 (1968)


QUINTETO ACADÉMICO + 2 na sua sala de ensaios. Uma das melhores bandas a actuar em Portugal na década de 60.

HELENA ROCHA

EP DECCA, 1965

Uma das grandes cantoras que tivemos...

OS ROCKS (1968)


Nesta altura, já o vento tinha mudado...

OS STEAMER`S

EP RR, 1970

Alguem sabe alguma coisa destes tipos?????????????
De onde sairam os elementos desta banda de Garage Punk Psicopimbadélico????
Seu som é estranho, hipnótico, sujo, foleiro, kitch, psicadélico, ácido...
Verdadeiros outsiders num Pais cinzento e triste.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

DUO OURO NEGRO (1968)

EP COLUMBIA, 1968

Aqui fica uma belissima capa pelos GRANDES DUO OURO NEGRO

FLORBELA (1967)

EP TECLA, 1967

Eu sei que ela tem uma voz completamente... má! Mas os seus discos são bons, com óptimos arranjos do Jorge Costa Pinto. Eu sempre que oiço este disco fico com um sorriso que ocupa a minha cara. A FLORBELA anima qualquer um, a musica contagia a alma. Tem Soul, tem Jazz, tem Beat, tem Pop, tem mais sei lá o quê...
Para festas aconselho "A Pá do Pó", uma das melhores musicas que já ouvi com uma das letras mais estupidas de sempre.
E olhem que eu não estou a gozar, eu gosto mesmo deste disco...

SUSI PAULA (1966)

EP ALVORADA, 1966

Para completar o trio, SUSI PAULA!!!!! Sim senhor, a mesma do "Areias é um camelo com duas bossas e muito pelo". Aqui no seu 1º disco e muito novinha, acompanhada pelo CONJUNTO DE SHEGUNDO GALARZA. Os temas são no ritmo yé yé.

GUIDA FERNANDES (1966)

EP ALVORADA, 1966

Outra que não fica atrás da MARIZÉ.
Tanto este disco como o anterior são verdadeiras pérolas de infantilidade e inoçência. As musicas até tem o seu interesse, só que...

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

MARIZÉ (1966)

EP ALVORADA, 1966

Aqui está o perfeito exemplo da miuda yé yé!!

NATÉRCIA BARRETO (TECHA)

EP PARLAPHONE, 1971/72 (?)

NATÉRCIA BARRETO, que bonita que ela era!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu adoro esta cantora, pela sua beleza, pela sua voz infantil e inoçente e pelas musicas que cantava.

QUARTETO 1111

O Quarteto 1111 em 1970

ARTUR GARCIA

EP MARFER, 1970

Ok, podem chamar-me foleiro!!!!!!!!
Mas o Artur Garcia até tinha "uma ligeira" piada! Eu adoro o "Sabado à noite", apesar de ter uma letra muito má (coisa normal em qualquer conjunto yé yé da época), a musica acaba por ser muito boa. É alegre, com ritmo, os metais funcionam muito bem na melodia, dá vontade de dançar num sabado á noite.
Ele, para a Marfer ainda fez umas coisas com interesse, para a rr tambem.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

TURMA ACADÉMICA (1969)


QUARTETO 1111



É esta noite que vai haver o lançamento oficial do livro sobre o QUARTETO 1111. De seguida uma actuação de elementos que entraram na banda, incluindo José Cid.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

OS TÁRTAROS (1964)

EP RAPSÓDIA, 1964

Muita gente, ainda hoje, data este disco com o ano de 1968! É um erro que já tem bastantes anos. Será que nunca ninguem reparou, que nem em 1967 (data da edição do ultimo ep) os TÁRTAROS usavam aqueles fatos ultra foleiros !!!!!!!
Este ep, que inclui o famoso Garage Surf Trash Hit "Tartária", é o primeiro disco da banda do Porto e a data de edição é do ano de 1964. Em 1968, este disco foi reeditado com grande sucesso.

CONJUNTO ZOO

AO VIVO EM 1969
EP RAPSÓDIA, 1968
Os ZOO, banda de Lisboa. Nela, estava na bateria o famoso Guilherme Inês, que tocou com os CHINCHILAS e mais umas quantas bandas conhecidas.
Segundo a contra-capa do disco, eles possuiam uma aparelhagem de várias centenas de contos, tão boa que podiam dar um espéctáculo na Lua.
É pena que este disco seja constituido apenas de versões. Na contra-capa falam da saída de outro disco dos ZOO. Mas esse não conheço...

OS NÓMADAS (1968)

SINGLE, 1968

O que dizer em relação a este single...!!!!! A capa é mesmo muito interessante, de contornos psicadélicos. É pena que a musica não tenha nada a ver com o psicadelismo da capa.
Sobre OS NÓMADAS, o que me disseram, foi que um dos elementos do conjunto era filho de um dos directores da Molaflex. Por isso o disco ser patrocinado pela famosa marca de colchões. A banda, penso que fosse do Norte já que a edição do single é da CASTRO, PAZ & CIA. , LDA. Já estou a imaginar os anuncios da época: "Na compra de um colchão, a Molaflex ofereçe 1 disco cheio de ritmos yé yé!!!!!!!"
As 2 musicas que estão no single não passam de versões do GRANDE RAY CHARLES. Por acaso, até são versões das 2 musicas mais conhecidas do autor norte-americano: "Wha`d I Say" e "Georgia on my Mind" .
O 1º tema até tem um certo ritmo, está diferente da versão original. Eu, sinceramente, até prefiro a versão dos NÓMADAS á do Ray Charles (depois disto acho que vou ser fuzilado por muita gente). O segundo tema, nem pareçe uma banda a tocar! Está muito mal conseguido!
Em relação aos NÓMADAS, não sei se eles fizeram mais algum disco. Tambem não sei se a Molaflex continuou com a edição de discos...

domingo, 21 de outubro de 2007

OS EKOS (1970)

EP ALVORADA, 1970

O ultimo disco de OS EKOS, um ep lançado em 1970. É, talvez, um dos melhores discos que já foi feito em Portugal. O 1º tema, "Sol e Paz", Soul Psicadélico para a nossa alma. O início do tema é brutal, as guitarras, o orgão, os metais... e depois aquele "Heiii..." que entra com a bateria. "Ardentemente", "Habitat 736", dois temas de uma rara beleza para a Pop nacional da altura. A melodia das musicas, as letras...
Um belo disco feito por homens que voltaram do Ultramar, pegaram numa banda que se pensava moribunda e lançaram um ultimo suspíro nas 4 rodelas de vinil. Pena não ter saido mais nenhuma gravação desta altura (pelo que eu sei, este foi o ultimo trabalho dos EKOS).

PORTUGAL, 1967



Uma festa de "Hippies" em Lisboa. A loucura reinava na capital do então Império Português! Esta festa na Galeria-48, cheia de "Hippies" chiques da capital, pareçe ser animada pela actuação do conjunto OS PLUTÓNICOS. O vocalista da banda pareçe ser o GINO GARRIDO, vocalista bastante conhecido pela sua participação em fotonovelas. GINO GARRIDO editou um single bastante interessante com os PSICODÉLICOS em Angola.

QUINTETO ACADÉMICO (1967)


Belo pedaço de poesia... Uma visão op para um Quinteto satânico... e eram assim os loucos anos 60 em Portugal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

JOÃO PAULO 70



O ano de 1970 marcou uma certa viragem para o "velho" CONJUNTO JOÃO PAULO, tiveram 2 anos sem editar nenhum disco, sendo o ultimo a sair o magnífico "A Shadow Rounds The Tomorrow Sounds"(1968). Com a ida de Sérgio Borges ao Festival da Canção (o qual o ganhou), o grupo passou a designar-se SÉRGIO BORGES E O CONJUNTO JOÃO PAULO. A musica tambem muda neste conjunto. Com a entrada de 2 elementos, vindos do QUINTETO ACADÉMICO, o som da banda fica com um ambiente mais Soul e Psicadélico. As composicões próprias ganham mais colorido e um novo ritmo, oiçam "O Salto" e "A Uma Gina".
A década de 70 tambem marca o fim da edição de discos por parte do conjunto (1972), apesar de eles continuarem quase até ao fim da década. De 1970 a 1972 temos a edição de 1 lp, 3 ep`s (sendo 1 com a designação apenas de SÉRGIO BORGES), 4 singles (2 deles com a cantora VICKIE).

OS ÁLAMOS


EP RAPSÓDIA, 1966

CONJUNTO HI FI

EP PARLAPHONE, 1968
EP PARLAPHONE, 1967

CONJUNTO UNIVERSITÁRIO HI FI, de Coimbra. Considero esta banda como uma das melhores que exístiram no Portugal de 60. Editaram 2 eps de grande qualidade pela Parlaphone/V.C. , tanto a nível de composição como instrumental.