segunda-feira, 22 de outubro de 2007

OS NÓMADAS (1968)

SINGLE, 1968

O que dizer em relação a este single...!!!!! A capa é mesmo muito interessante, de contornos psicadélicos. É pena que a musica não tenha nada a ver com o psicadelismo da capa.
Sobre OS NÓMADAS, o que me disseram, foi que um dos elementos do conjunto era filho de um dos directores da Molaflex. Por isso o disco ser patrocinado pela famosa marca de colchões. A banda, penso que fosse do Norte já que a edição do single é da CASTRO, PAZ & CIA. , LDA. Já estou a imaginar os anuncios da época: "Na compra de um colchão, a Molaflex ofereçe 1 disco cheio de ritmos yé yé!!!!!!!"
As 2 musicas que estão no single não passam de versões do GRANDE RAY CHARLES. Por acaso, até são versões das 2 musicas mais conhecidas do autor norte-americano: "Wha`d I Say" e "Georgia on my Mind" .
O 1º tema até tem um certo ritmo, está diferente da versão original. Eu, sinceramente, até prefiro a versão dos NÓMADAS á do Ray Charles (depois disto acho que vou ser fuzilado por muita gente). O segundo tema, nem pareçe uma banda a tocar! Está muito mal conseguido!
Em relação aos NÓMADAS, não sei se eles fizeram mais algum disco. Tambem não sei se a Molaflex continuou com a edição de discos...

13 comentários:

Anónimo disse...

deves ter uma colecção do caraças!

António

Fantomas disse...

Tenho umas coisas!!!!
Mas não é de uma pessoa se babar...

Rato disse...

E o pior de tudo é que só temos direito a ler e a ver (mas pelo menos as imagens têm uma óptima resolução e a prosa é quase sempre interessante). Já quanto a podermos ouvir todas estas relíquias, penso que vamos continuar com os ouvidos apenas cheios d'água. Ó fantomas, põe lá uns mp3 a girar de vez em quando...

Fantomas disse...

Pois... isso... é...
Tenho que admitir!!!!
Eu não perçebo muito de computadores :-)
Já andei a ver como se metia um leitor de mp3 aqui. Mas até agora... NADA!!!!

Rato disse...

Não precisas de ter um leitor específico de mp3. O que tens de fazer é apenas passar do vinil para CD. Depois, na "ripagem" do CD para o PC escolhes logo o formato de mp3 como destino, et voilá!

Edward Soja disse...

Essa editora era mesmo uma editora? Ou trata-se de uma empresa que produziu só esse disco?

Isto é, já alguém mais viu essa editora noutros discos?

Fantomas disse...

A Castro, Paz & CIA tambem editava discos através da editora CLAVE

Fantomas disse...

Este disco da Molaflex deve ter sido caso unico , visto ele ter como numero de catálogo - M 1

Anónimo disse...

Outro dos elementos era João Nicolau de Almeida filho do enólogo criador do vinho Barca Velha do Alto Douro Francisco Nicolau de Almeida.

Paulo Pint

Fantomas disse...

Obrigado pela informação :)

Edward Soja disse...

Já agora... alguma informação sobre a origem do grupo?

Anónimo disse...

São realmente muitos anos e obviamente esqueci. Esta banda era do Porto, mais propriamente da Foz. A partir dela, surgiram outras, como PopFive. Nomos, etc. Básicamente, animava as festas de verão , Quinta da Conceição, dos Ingleses,Faculdades, etc. que eram os únicos meios. Posso-lhes garantir que, mesmo carente de recursos, como dificuldade em importar instrumentos de qualidade, entre outros, esbanjavam qualidade e só não marcou uma época, porque durou muito pouco.

Edward Soja disse...

Obrigado, amigo.

A história é assim mesmo: umas coisas passam... outras passam mais devagar.

:)

Mas isso não nos impede de fazer e dizer coisas, obviamente.
Ou não haveria Histórias para contar.