segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

GRUPO 5 (1969)

EP A VOZ DO DONO, 1969

GRUPO 5, banda do Porto(?). Editaram 3 EP`s, sendo este o segundo, todos para a Valentim de Carvalho. O mais interessante em relação a esta banda, é que cada disco tinha um som e um estilo diferente. O primeiro EP(1968) está claramente na onda da Pop Psicadélica, este tem um registo marcadamente Soul e o ultimo de 1970 já tem um som mais Progressivo. O líder deste grupo, era o já conhecido Sousa Pinto que tinha um Conjunto com o seu nome.

5 comentários:

Camilo disse...

Este "Grupo 5" não foi, depois, para Angola?!!!
Um dos elementos não era o... "Verynaice"?!!!

Fantomas disse...

Eles podem ter ido tocar a Angola. Penso que terminaram por volta de 1971.

Camilo disse...

Rebuscando a memória, parece ter havido "dois" "Grupo 5".
De facto, havia conversas de que o "Grupo 5" que tocava em Angola teria o mesmo nome de um outro "Grupo 5".
Até se dizia serem alguns "dissidentes".
O outro "Grupo 5" esteve em várias festas e passagens de Ano.
O Beto -baterista-de-cabelo-grande- que eu julgava que fosse mulato (!) é quem poderá esclarecer melhor.

Anónimo disse...

Com efeito este Grupo 5 nada tem a ver com o outro. Na formação do outro G5 estava o Fernando Girão "Very Nice" como vocalista, o Filipe Mendes "Phill Mendrix" nas guitarras o baixista e o bateriasta não me recordo. Sei que o Zé Nabo ainda tocou com eles em Angola no baixo e o Carlos Zíngaro no violino já numa fase mais psicadélica do Rock Progressivo. Posteriormente foram para o Brasil em 1971-72, salvo erro.

bissaide disse...

O Grupo 5 do Porto daria origem à Heavy Band, onde estiveram todos os músicos aqui referidos nos comentários. Aliás, nos dois singles que deixaram, de 1972, vem a referência "ex-Grupo 5". Tanto quanto sei, apenas Alberto Abreu e José Eduardo Alves transitaram da última formação do Grupo 5. Carlos Zíngaro esteve em Angola com o grupo mas não chegou a participar em nenhum dos discos. Quanto à estadia no Brasil, segundo Filipe Mendes chegaram mesmo a gravar lá, pelo menos uma composição de título "Poetry" - mas que nunca vi editada.